quinta-feira, janeiro 10, 2013

Dica de Make: Contorno facial...

Olá meninas.. a dica de hoje é sobre contorno facial!
Pesquisando sobre truques de maquiagem na internet encontrei este post super interessante e fácil de entender, Com trabalho de sombra e luz é possível até modificar substancialmente o formato do rosto para fotografias em estúdio, mas vamos nos concentrar no trabalho que podemos fazer para uma maquiagem dia e para uma mais elaborada, de noite ou festa. 

No dia-a-dia, evite ou use apenas de forma sutil contorno sob o queixo, em toda mandíbula, para disfarçar papada, se for o caso. Outro que pode ser usado com extremo cuidado, em quantidades mínimas, bem esfumado e num tom bem fundido com a pele é o contorno abaixo da base de aplicação do blush (indicado na foto abaixo pelas linhas curvas em marrom na lateral do rosto), conhecido pela função de "afinar o rosto".Esse sombreamento deve partir do alto ou do meio da orelha, logo abaixo do osso zigomático, pegando a região de junção da maxila e da mandíbula, mas não deve avançar até perto do final do rasgado dos lábios (como na foto acima), mas apenas até mais ou menos metade do rosto(como na foto abaixo)

Uma boa maneira de usá-lo durante o dia é sozinho ou combinado com iluminador acima da base de aplicação do blush, pegando o alto das maçãs do rosto, sobretudo no seu canto externo, como na foto, Dispensa-se, assim, o uso do blush, para evitar o efeito "sorvete napolitano". Se a opção durante o dia é pelo uso suave do blush, ele deve ser combinado com iluminador também suave ou usado sozinho.

Para festas e ocasiões sociais noturnas que pedem uma maquiagem mais elaborada, está liberado o uso desse contorno um pouco mais forte, em função da luminosidade menor, mas nada de sair com o rosto marcadão, com uma listra diagonal na face! Mesmo para a noite é preciso ter bom senso.,Muito cuidado com o contorno de nariz, para não sair de casa com nariz de drag queen. Esse sombreamento é recomendável para a noite, usando apenas o restinho do produto que sobrou no pincel após o contorno abaixo da área de aplicação do blush. Há várias formas de correção morfológica do nariz, mas as mais procuradas são as que "afinam" o nariz largo, as abas largas e a pontinha gorda.

Para afinar nariz largo, basta sombrear sua lateral, partindo do ponto logo abaixo da raiz da sobrancelha até as narinas. Tem gente que acha que basta aplicar iluminador no centro do nariz para deixá-lo mais fino, mas o efeito é o contrário. O que se deve fazer é usar o sombreamento externo e iluminar sutilmente, numa linha fina, o osso do nariz. O contraste deixará o nariz mais fino. Prefiro evitar iluminar a pontinha do nariz, a não ser que ela seja muito fina. De outro modo, a ponta ficará mais gorda. Se apenas as abas das narinas forem largas, as sombreie, mas não a lateral do nariz. Se a ponta é gordinha, a sombreie de leve. 

Vejo que, muitas vezes, as pessoas desejam apagar algumas das características étnicas mais comuns do povo brasileiro, como o nariz chato, largo, de abas largas ou de ponta gordinha. Eu, particularmente, só faço esse tipo de correções se houver solicitação do cliente ou assimetria notável entre um lado e outro (pois assimetria sempre há). Não vejo porque modificar esses traços na grande maioria dos casos.É isso meninas.. espero que tenham gostado das dicas!

Super beijo! ♥